Endodontia

O QUE É ENDODONTIA?

O tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, é aquele que se realiza quando existe dor no dente. As causas de dor são, na maioria das vezes, bactérias que invadem a região interna do dente, o canal propriamente dito. Estas bactérias são provenientes de cáries muito profundas; bem como fraturas na coroa do dente, expondo a polpa; ou ainda um dano causado por um trauma muito forte, seja ele recente ou antigo.

A polpa, um emaranhado de nervos e vasos que passa pelo canal dentro do dente, é o que confere a sensibilidade dolorosa ao mesmo. Quando ela é danificada, seja por qualquer um dos processos descritos, tem-se uma inflamação causando inchaço desses nervos e vasos sanguíneos. Como ela é rodeada de tecido duro (dentina) e não ter para onde se expandir, sentimos a dor.

Ainda tem-se o processo infeccioso de necrose, causado pela invasão bacteriana, que pode evoluir para um cisto ou um abcesso. Nesses casos pode-se ter ou não ter dor.
O tratamento em ambos os casos consiste na abertura do dente para acesso ao tecido pulpar, remoção deste tecido inflamado ou infeccionado, desinfecção e alargamento do canal remanescente com técnicas de preparo e limpeza, obturação do mesmo com o selamento hermético dos canais cessando a comunicação do meio externo (boca) com o interno (canal), e por último, realizada a restauração do dente no local onde foi feita a abertura.

Atualmente, tem-se aprimorado as técnicas de preparo e limpeza dos canais, utilizando-se soluções para irrigação mais potentes, instrumentos de preparo automatizados, com o uso de instrumentos rotatórios e reciprocantes fabricados com ligas metálicas especiais, que permitem uma melhor limpeza e desinfecção do canal, resultando em maior qualidade do tratamento sem causar desconforto ou dor para o paciente.