Periodontia

PERIODONTIA

A periodontia é a especialidade da odontologia responsável por prevenir e tratar as doenças dos tecidos que circundam os dentes, ou seja, a gengiva, ossos e ligamentos que auxiliam na estabilidade dental. As principais doenças periodontais são a gengivite e a periodontite.

GENGIVITE

O acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes tem efeitos na gengiva, que inflama, incha e por vezes, sangra. O sangramento gengival é um sinal de doença da gengiva, pois quando o tecido está sadio, não deve sangrar. Para tratar a gengivite, deve ser realizada uma profilaxia no consultório, além de uma correta escovação e uso do fio dental. Os principais sintomas dessa doença são o sangramento, que pode ocorrer após a escovação e utilização do fio dental e, além disso, em alguns casos, a gengiva pode ficar levemente inchada ou avermelhada. Quando não tratada de forma correta, a gengivite pode evoluir para a periodontite.

PERIODONTITE OU DOENÇA PERIODONTAL

Quando a doença deixa de estar restrita à gengiva (gengivite) e afeta outras estruturas de suporte dos dentes, o osso e o ligamento periodontal (estrutura que liga os dentes ao tecido ósseo mantendo eles em posição), ela passa a se chamar periodontite. Nesse caso, a gengiva se afasta dos dentes, formando as bolsas periodontais, que são muito difíceis de higienizar durante a escovação e uso do fio dental. Esse é um fator que pode ocasionar a perda do dente e, pode também levar a outros problemas de saúde graves, se não for tratado a tempo.

A CAUSA DAS DOENÇAS GENGIVAIS

Bactérias da placa bacteriana (biofilme dental), uma película pegajosa e incolor formada sobre os dentes, causa as doenças periodontais. Caso a placa não seja removida, ela pode endurecer e se transformar em tártaro (cálculo dental), que por sua vez, facilita o acúmulo de mais placa. A escovação e o uso do fio dental não removem o tártaro (cálculo dental), apenas um dentista poderá fazê-lo por meio de uma limpeza profissional (raspagem).

OS SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA:

As doenças gengivais nem sempre causam dor, por isso é importante estar atento aos sintomas abaixo:

  • Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou uso do fio dental;
  • Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
  • Gengiva retraída;
  • Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
  • Dente amolecido;
  • Próteses parciais que se desajustaram;
  • Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
  • Dores agudas ao mastigar alimentos;
  • Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.
O TRATAMENTO

A única forma de remover a placa bacteriana que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental) é através da raspagem supragengival e subgengival feita pelo dentista.

Caso a doença periodontal esteja em um estágio mais avançado, raspagem e alisamento radicular podem ser realizados para tratar as bolsas periodontais infectadas e, assim diminuir a inflamação da gengiva. O dentista pode utilizar o ultrassom, que é um dispositivo para remover a placa bacteriana, o tártaro (cálculo dental) e restos de alimentos acima e abaixo da margem gengival, ou ele pode optar pela raspagem manual, com instrumentos chamados curetas, para tornar as superfícies dos dentes lisas e polidas. Nos casos em que bolsas periodontais possuem mais de 5mm de profundidade, ou seja, em que o paciente apresenta periodontite moderada à severa, uma cirurgia periodontal poderá ser realizada por um periodontista, com o objetivo de reduzir as bolsas, bem como realizar enxertos ósseos para restaurar o osso perdido.